segunda-feira, 29 de abril de 2013

Paté/emulsão de Beringela, by me



                 Foi preciso meio século para conseguir vencer, finalmente, o combate tempestuoso que mantive com a beringela.
Hoje, e porque essa vitória se fez à conta de muita aprendizagem quanto à técnica de preparação que a adaptasse ao meu gosto, a beringela passou de coisa a evitar absolutamente para a categoria de um dos meus frutos preferidos.
Depois de, ultimamente, vos ter falado de diversas utilizações que lhe dou e de uma pasta clássica (Baba Ganoush), deixo-vos aqui aquela que é, ao mesmo tempo, a minha forma preferida entre todas de preparar beringela e, seguramente, umas das minhas melhores realizações de sempre no campo da culinária.

Ingredientes:

2 Beringelas grandes
¼ de dente de alho, sem veio central
2 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de óleo
1 colher de café, rasa, de cominhos em grão
1 colher de café, cheia, de pimenta preta moída no momento
2 colheres de sopa de vinagre de malte
1 colher de chá (aprox.) de sal marinho integral (ou flor de sal)

Preparação:

Descasque as beringelas e parta-as em palitos longitudinais.
Leve-os ao forno num tabuleiro ligeiramente untado, até terem perdido quase toda a água e terem ficado com este aspecto.
Deixe arrefecer, junte a beringela assada com todos os restantes ingredientes num copo liquefactor (ou mesmo com varinha) e moa até obter uma emulsão perfeita.
Rectifique sal, se necessário, e passe para um ramequim de serviço. Leve ao frio antes de servir como entrada ou como quiser, 
em tostas ou, de preferência, em pão de trigo, cozido recentemente.

1 comentário:

Comida de conforto disse...

Que interessante! Nunca comi um paté que não fosse de origem animal.
Tenho de experimentar.
Fiz a sua receita de torta de laranja. Ficou maravilhosa. Passei a vida a achar que não sabia fazer torta de laranja até me encontrar com a sua receita. Obrigada.
Se quiser espreitar…
http://comidadeconforto.blogspot.pt/2013/04/torta-de-laranja.html